Se você se preocupa em ter uma boa alimentação, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre os benefícios das fibras na dieta. Famosas por regularizar o funcionamento do intestino, elas têm funções que vão além disso. De origem vegetal, as fibras auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes, entre outros.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!


O que são fibras?

As fibras são carboidratos não digeríveis presentes em alimentos derivados de vegetais. Elas não são digeridas pelo organismo, portanto, não se transformam em calorias, apenas contribuem para o funcionamento do intestino. Elas se dividem em dois grupos: solúveis e insolúveis. O primeiro grupo se transforma em gel, permanecendo por mais tempo no organismo, dando a sensação de saciedade. Já o segundo grupo são aquelas que dão textura firme as frutas, legumes, verduras, etc. As fibras insolúveis são responsáveis por normalizar a função intestinal, prevenindo constipações.


Onde são encontradas?

Para encontrar essas substâncias em boas quantidades basta incluir nas refeições frutas, verduras, leguminosas e cevada. Alimentos como pão integral, arroz, feijão, lentilha, aveia, linhaça, granola, trigo, ervilha são ótimas fontes de fibras.


Qual a quantidade diária recomendada?

De acordo com nutricionistas, para aproveitar todos os benefícios o ideal é que um adulto consuma diariamente pelo menos 20 gramas de qualquer um dos tipos de fibras. Vale ressaltar que a ingestão em excesso pode diminuir a absorção de ferro e cálcio, por isso, é de suma importância consultar um profissional da saúde. A inclusão de fibras na alimentação deve ser aliada à ingestão de água para que ela desempenhe sua função no organismo.


Por que as fibras alimentares ajudam a emagrecer?

Porque são processadas de forma mais lenta pelo organismo, prolongando a sensação de saciedade. Com isso, demoramos mais tempo para sentir fome e há uma menor ingestão de calorias, resultando no emagrecimento.


Quais são os benefícios?

A ingestão de fibras contribui para o controle da diabete já que promove a liberação mais lenta da glicose no sangue. Também auxilia na diminuição das taxas de colesterol, atua na limpeza do organismo visto que evita o acúmulo de metais tóxicos no corpo, entre outros benefícios citados ao longo do post.